{"_id":"57c48f5172467a1900d44676","version":{"_id":"5538fb25dc5dd00d00e1da94","project":"5538fb24dc5dd00d00e1da91","__v":9,"createdAt":"2015-04-23T14:01:09.040Z","releaseDate":"2015-04-23T14:01:09.040Z","categories":["5538fb25dc5dd00d00e1da95","5538feec27f8540d0024f00e","5547cbd3d3427d0d00cd6e2d","554a574f0b54d30d007fe0f9","55afbdbef202b12100cd9eeb","5c016f198e69b802d4385e25","5c81470b175ad6002457d9fa","5c81472e74fd5a0063420bae","5c81476b2dd69100430ea5a4"],"is_deprecated":false,"is_hidden":false,"is_beta":false,"is_stable":true,"codename":"","version_clean":"1.0.0","version":"1.0"},"__v":2,"user":"57c48e1919b0bb0e00ee16a0","project":"5538fb24dc5dd00d00e1da91","category":{"_id":"5538fb25dc5dd00d00e1da95","version":"5538fb25dc5dd00d00e1da94","pages":["5538fb26dc5dd00d00e1da97","5538fe94fd56310d00b1740f","554a5f2f156a480d00e29230","55b0f279b3c7f62b00e5ca83","566b23cbc7c3cd1700265dc1"],"project":"5538fb24dc5dd00d00e1da91","__v":5,"sync":{"url":"","isSync":false},"reference":false,"createdAt":"2015-04-23T14:01:09.535Z","from_sync":false,"order":0,"slug":"começando-a-usar","title":"Começando a usar"},"githubsync":"","parentDoc":null,"updates":["58139ee9b9661c0f0058a13c"],"next":{"pages":[],"description":""},"createdAt":"2016-08-29T19:38:57.198Z","link_external":false,"link_url":"","sync_unique":"","hidden":false,"api":{"results":{"codes":[]},"settings":"","auth":"required","params":[],"url":""},"isReference":false,"order":4,"body":"[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Disposições Gerais\"\n}\n[/block]\n<p>O cadastro de usuários e eventos na plataforma da Dito podem ser feitos através da leitura de arquivos de extensão <b>.CSV</b>. Este recurso é útil quando deseja-se importar dados retroativos à data do tracking do site. \nEste documento visa estabelecer o padrão em que os arquivos .csv devem ser enviados, para que os usuários e eventos sejam enviados para a plataforma em até 24h.</p>\n\n[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Gerando seu arquivo CSV\"\n}\n[/block]\nAbra seu arquivo XLS no excel.\nClique na opção File -> salvar como.\nEscolha o formato Windows Comma Separated Values (.csv)\n\nApós ter salvo seu arquivo como CSV, abra seu arquivo no Bloco de Notas e novamente\nescolha a opção Salvar Como.\n\nQuando a tela de salvar abrir há um campo select na parte inferior chamado Codificação,\nescolha UTF-8 nesse campo e salve novamente seu arquivo.\n[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Envio de Usuários\"\n}\n[/block]\n<p>Por padrão, a Dito aceita uma determinada lista de informações pessoais sobre seus usuários. São elas:\n\n- Nome\n- E-mail\n- Sexo\n- Data de nascimento\n- Cidade\n\nEstes campos, se disponíveis, devem estar presentes no cabeçalho do arquivo em língua inglesa conforme a imagem abaixo:\n</p>\n[block:parameters]\n{\n  \"data\": {\n    \"h-0\": \"name\",\n    \"h-1\": \"email\",\n    \"h-2\": \"gender\",\n    \"h-3\": \"birthday\",\n    \"h-4\": \"location\",\n    \"0-0\": \"Bruno de Paula Dias\",\n    \"0-1\": \"bruno.dias:::at:::dito.com.br\",\n    \"0-2\": \"male\",\n    \"0-3\": \"1990-01-10\",\n    \"0-4\": \"Belo Horizonte\",\n    \"1-0\": \"Mariana Faria\",\n    \"1-1\": \"mariana.faria@dito.com.br\",\n    \"1-2\": \"female\",\n    \"1-3\": \"1980-02-15\",\n    \"1-4\": \"São Paulo\"\n  },\n  \"cols\": 5,\n  \"rows\": 2\n}\n[/block]\n\n[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Dados Customizados de Usuários\"\n}\n[/block]\nAlém destas informações, quaisquer outros dados que caracterizem seus usuários podem ser cadastrados na plataforma. Estes serão enviados como “dados customizados” e poderão ser utilizados nas criações de filtros e outras opções de segmentação. Abaixo, exemplos de dados que podem ser enviados como dados customizados:\n\n- Telefone\n- Endereço\n- Newsletter\n\nOs dados customizados podem ser enviados em língua portuguesa, porém, DEVEM estar em letras minúsculas, sem acentuação ou caracteres especiais. Caso o nome de suas propriedades seja composto por mais de uma palavra, estas devem ser separadas por underscore '_' no padrão snake case.\n\nExemplo:\nminha_propriedade_1\nminha_propriedade_2\n[block:parameters]\n{\n  \"data\": {\n    \"h-0\": \"telefone\",\n    \"h-1\": \"endereco\",\n    \"h-2\": \"newsletter\",\n    \"0-0\": \"+55(11)99402-9402\",\n    \"0-1\": \"Alameda Santos, 85 - Jardins\",\n    \"1-1\": \"Avenida Amazonas, 1789 - Prado\",\n    \"0-2\": \"sim\",\n    \"1-0\": \"+55(31)7432-7432\",\n    \"1-2\": \"nao\",\n    \"h-3\": \"tipo_pessoa\",\n    \"0-3\": \"Pessoa Física\",\n    \"1-3\": \"Pessoa Jurídica\"\n  },\n  \"cols\": 4,\n  \"rows\": 2\n}\n[/block]\n<a href=\"https://docs.google.com/spreadsheets/d/1F2eMH1dej2VRDi6fRKI_CcHl6TkVrQ0-NUHF1GbEP_4/edit?usp=sharing\">Clique aqui</a> para acessar um arquivo-padrão de exemplo.\n\n[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Validações\"\n}\n[/block]\nSeguem abaixo considerações acerca das validações feitas em cada campo. Qualquer valor fora dos padrões estipulados <b>NÃO SERÁ IMPORTADO</b>.\n\n<b>name</b>: O campo nome não deve possuir valores numéricos [0~9]. Apenas as primeiras letras de cada nome serão maiúsculas.\n<b>email</b>: O campo e-mail passa por validação de formato apenas. Nenhum web-service é acionado para validação dos e-mails. Os e-mails serão importados com todas as letras minúsculas.\n<b>gender</b>: O campo gender aceita apenas ‘male’ para masculino e ‘female’ para feminino.\n<b>birthday</b>: Deve estar em um dos formatos de data válidos, descritos na documentação específica. Recomenda-se AAAA-MM-DD (Ano-Mês-Dia) para este campo.\n<b>location</b>: Não possui nenhuma validação.\n\nCampos de “dados_customizados” não são validados, exceto:\n\n<b>telefone</b>: Deve ser informado o DDD do número. O código +55 será adotado sempre que o DDI não for informado.\n<b>cpf</b>: Validação do dígito verificador (verifica se o CPF é válido).\n\n[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Envio de Eventos\"\n}\n[/block]\nTambém e possivel realizar o envio de eventos através da leitura de arquivos extensão <b>.CSV</b>. Os campos padrão de criação de eventos devem ser enviados em língua inglesa conforme descrito abaixo:\n<br>\n - <b>id</b>: Identificador do usuário que realizou determinado evento. Deve ser enviado o mesmo identificador utilizado no cadastro do usuario na plataforma.(Ex: E-mail).\n - <b>*revenue</b>: Receita gerada pelo evento. (Ex: valor total da compra).\n - <b>*created_at</b>: Data em que o evento ocorreu. Deve estar em um dos formatos de data válidos, descritos na documentação específica. Recomenda-se o seguinte formato para data/hora:  <b>AAAA-MM-DD HH:MM:SS -0300</b>\n\n[block:parameters]\n{\n  \"data\": {\n    \"h-0\": \"id\",\n    \"h-1\": \"revenue\",\n    \"h-2\": \"created_at\",\n    \"0-0\": \"jose@email.com\",\n    \"0-1\": \"228.00\",\n    \"0-2\": \"2015-12-24 19:23:15 -0300\"\n  },\n  \"cols\": 3,\n  \"rows\": 1\n}\n[/block]\n\n[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Acerca dos Campos Obrigatórios\"\n}\n[/block]\n - O campo revenue não é obrigatório. Eventos sem revenue não irão contabilizar receita.\n - O campo created_at não é obrigatorio. Porém, ao enviar dados retroativos é muito importante ter a data exata em que os eventos ocorreram para efeitos de segmentação. \n - Todos os eventos enviados sem a data de ocorrência serão aceitos pela plataforma, que irá atribuir automaticamente a data do dia do envio para cada evento.\n\n[block:api-header]\n{\n  \"type\": \"basic\",\n  \"title\": \"Dados Customizados de Eventos\"\n}\n[/block]\nAssim como os usuários, os eventos também podem possuir dados customizados. Quaisquer informações que complementem o evento podem ser enviadas. Exemplos:\n\n- Id da compra\n- Id do produto\n- Descrição do produto\n- Valor do produto\n- Imposto\n- Frete\n- Forma de Pagamento\n\nAs propriedades customizadas de eventos também DEVEM estar em letras minúsculas, sem acentuação ou caracteres especiais. Caso o nome de suas propriedades seja composto por mais de uma palavra, estas devem ser separadas por underscore '_' no padrão snake case.\n\nExemplo:\nminha_propriedade_1\nminha_propriedade_2\n[block:parameters]\n{\n  \"data\": {\n    \"h-0\": \"id_transacao\",\n    \"h-1\": \"id_produto\",\n    \"h-2\": \"nome_produto\",\n    \"0-0\": \"100002099\",\n    \"0-1\": \"877\",\n    \"0-2\": \"Blusa manga longa - preto\",\n    \"h-3\": \"categoria_produto\",\n    \"0-3\": \"Blusa\",\n    \"h-4\": \"subcategoria_produto\",\n    \"0-4\": \"Blusa manga longa\",\n    \"h-5\": \"metodo_pagamento\",\n    \"0-5\": \"Boleto bancário\",\n    \"h-6\": \"preco_produto\",\n    \"0-6\": \"100.00\",\n    \"h-7\": \"quantidade\",\n    \"0-7\": \"2\",\n    \"h-8\": \"total_frete\",\n    \"0-8\": \"30.00\",\n    \"h-9\": \"total_desconto\",\n    \"0-9\": \"2.00\",\n    \"h-10\": \"id\",\n    \"0-10\": \"jose@email.com\"\n  },\n  \"cols\": 11,\n  \"rows\": 1\n}\n[/block]\n<a href=\"https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Npj_UDSIynaB77ukCUqhVLvPbSmflYWj7x8LuNCqw8g/edit?usp=sharing\">Clique aqui</a> para acessar um arquivo-padrão de exemplo.","excerpt":"","slug":"importando-usuários-e-eventos-via-csv","type":"basic","title":"CSV, importando Usuarios e Eventos"}

CSV, importando Usuarios e Eventos


[block:api-header] { "type": "basic", "title": "Disposições Gerais" } [/block] <p>O cadastro de usuários e eventos na plataforma da Dito podem ser feitos através da leitura de arquivos de extensão <b>.CSV</b>. Este recurso é útil quando deseja-se importar dados retroativos à data do tracking do site. Este documento visa estabelecer o padrão em que os arquivos .csv devem ser enviados, para que os usuários e eventos sejam enviados para a plataforma em até 24h.</p> [block:api-header] { "type": "basic", "title": "Gerando seu arquivo CSV" } [/block] Abra seu arquivo XLS no excel. Clique na opção File -> salvar como. Escolha o formato Windows Comma Separated Values (.csv) Após ter salvo seu arquivo como CSV, abra seu arquivo no Bloco de Notas e novamente escolha a opção Salvar Como. Quando a tela de salvar abrir há um campo select na parte inferior chamado Codificação, escolha UTF-8 nesse campo e salve novamente seu arquivo. [block:api-header] { "type": "basic", "title": "Envio de Usuários" } [/block] <p>Por padrão, a Dito aceita uma determinada lista de informações pessoais sobre seus usuários. São elas: - Nome - E-mail - Sexo - Data de nascimento - Cidade Estes campos, se disponíveis, devem estar presentes no cabeçalho do arquivo em língua inglesa conforme a imagem abaixo: </p> [block:parameters] { "data": { "h-0": "name", "h-1": "email", "h-2": "gender", "h-3": "birthday", "h-4": "location", "0-0": "Bruno de Paula Dias", "0-1": "bruno.dias@dito.com.br", "0-2": "male", "0-3": "1990-01-10", "0-4": "Belo Horizonte", "1-0": "Mariana Faria", "1-1": "mariana.faria@dito.com.br", "1-2": "female", "1-3": "1980-02-15", "1-4": "São Paulo" }, "cols": 5, "rows": 2 } [/block] [block:api-header] { "type": "basic", "title": "Dados Customizados de Usuários" } [/block] Além destas informações, quaisquer outros dados que caracterizem seus usuários podem ser cadastrados na plataforma. Estes serão enviados como “dados customizados” e poderão ser utilizados nas criações de filtros e outras opções de segmentação. Abaixo, exemplos de dados que podem ser enviados como dados customizados: - Telefone - Endereço - Newsletter Os dados customizados podem ser enviados em língua portuguesa, porém, DEVEM estar em letras minúsculas, sem acentuação ou caracteres especiais. Caso o nome de suas propriedades seja composto por mais de uma palavra, estas devem ser separadas por underscore '_' no padrão snake case. Exemplo: minha_propriedade_1 minha_propriedade_2 [block:parameters] { "data": { "h-0": "telefone", "h-1": "endereco", "h-2": "newsletter", "0-0": "+55(11)99402-9402", "0-1": "Alameda Santos, 85 - Jardins", "1-1": "Avenida Amazonas, 1789 - Prado", "0-2": "sim", "1-0": "+55(31)7432-7432", "1-2": "nao", "h-3": "tipo_pessoa", "0-3": "Pessoa Física", "1-3": "Pessoa Jurídica" }, "cols": 4, "rows": 2 } [/block] <a href="https://docs.google.com/spreadsheets/d/1F2eMH1dej2VRDi6fRKI_CcHl6TkVrQ0-NUHF1GbEP_4/edit?usp=sharing">Clique aqui</a> para acessar um arquivo-padrão de exemplo. [block:api-header] { "type": "basic", "title": "Validações" } [/block] Seguem abaixo considerações acerca das validações feitas em cada campo. Qualquer valor fora dos padrões estipulados <b>NÃO SERÁ IMPORTADO</b>. <b>name</b>: O campo nome não deve possuir valores numéricos [0~9]. Apenas as primeiras letras de cada nome serão maiúsculas. <b>email</b>: O campo e-mail passa por validação de formato apenas. Nenhum web-service é acionado para validação dos e-mails. Os e-mails serão importados com todas as letras minúsculas. <b>gender</b>: O campo gender aceita apenas ‘male’ para masculino e ‘female’ para feminino. <b>birthday</b>: Deve estar em um dos formatos de data válidos, descritos na documentação específica. Recomenda-se AAAA-MM-DD (Ano-Mês-Dia) para este campo. <b>location</b>: Não possui nenhuma validação. Campos de “dados_customizados” não são validados, exceto: <b>telefone</b>: Deve ser informado o DDD do número. O código +55 será adotado sempre que o DDI não for informado. <b>cpf</b>: Validação do dígito verificador (verifica se o CPF é válido). [block:api-header] { "type": "basic", "title": "Envio de Eventos" } [/block] Também e possivel realizar o envio de eventos através da leitura de arquivos extensão <b>.CSV</b>. Os campos padrão de criação de eventos devem ser enviados em língua inglesa conforme descrito abaixo: <br> - <b>id</b>: Identificador do usuário que realizou determinado evento. Deve ser enviado o mesmo identificador utilizado no cadastro do usuario na plataforma.(Ex: E-mail). - <b>*revenue</b>: Receita gerada pelo evento. (Ex: valor total da compra). - <b>*created_at</b>: Data em que o evento ocorreu. Deve estar em um dos formatos de data válidos, descritos na documentação específica. Recomenda-se o seguinte formato para data/hora: <b>AAAA-MM-DD HH:MM:SS -0300</b> [block:parameters] { "data": { "h-0": "id", "h-1": "revenue", "h-2": "created_at", "0-0": "jose@email.com", "0-1": "228.00", "0-2": "2015-12-24 19:23:15 -0300" }, "cols": 3, "rows": 1 } [/block] [block:api-header] { "type": "basic", "title": "Acerca dos Campos Obrigatórios" } [/block] - O campo revenue não é obrigatório. Eventos sem revenue não irão contabilizar receita. - O campo created_at não é obrigatorio. Porém, ao enviar dados retroativos é muito importante ter a data exata em que os eventos ocorreram para efeitos de segmentação. - Todos os eventos enviados sem a data de ocorrência serão aceitos pela plataforma, que irá atribuir automaticamente a data do dia do envio para cada evento. [block:api-header] { "type": "basic", "title": "Dados Customizados de Eventos" } [/block] Assim como os usuários, os eventos também podem possuir dados customizados. Quaisquer informações que complementem o evento podem ser enviadas. Exemplos: - Id da compra - Id do produto - Descrição do produto - Valor do produto - Imposto - Frete - Forma de Pagamento As propriedades customizadas de eventos também DEVEM estar em letras minúsculas, sem acentuação ou caracteres especiais. Caso o nome de suas propriedades seja composto por mais de uma palavra, estas devem ser separadas por underscore '_' no padrão snake case. Exemplo: minha_propriedade_1 minha_propriedade_2 [block:parameters] { "data": { "h-0": "id_transacao", "h-1": "id_produto", "h-2": "nome_produto", "0-0": "100002099", "0-1": "877", "0-2": "Blusa manga longa - preto", "h-3": "categoria_produto", "0-3": "Blusa", "h-4": "subcategoria_produto", "0-4": "Blusa manga longa", "h-5": "metodo_pagamento", "0-5": "Boleto bancário", "h-6": "preco_produto", "0-6": "100.00", "h-7": "quantidade", "0-7": "2", "h-8": "total_frete", "0-8": "30.00", "h-9": "total_desconto", "0-9": "2.00", "h-10": "id", "0-10": "jose@email.com" }, "cols": 11, "rows": 1 } [/block] <a href="https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Npj_UDSIynaB77ukCUqhVLvPbSmflYWj7x8LuNCqw8g/edit?usp=sharing">Clique aqui</a> para acessar um arquivo-padrão de exemplo.